Alguns Filmes Baseados em Games e Animes que Chutaram o Balde, Mas ainda há Esperança
Para aqueles que apreciam o universo de animes, games e vem divulgações de filmes baseados em animes e games é gratificante , tendo uma expectativa de um grande sucesso que vem por aí, mas por outro lado com a gama de filmes decepcionantes que vem sendo visto nos últimos anos, sempre ficamos com o pé atrás.
Um dos precursores nessa trajetória de filmes mal sucedidos, baseado em games e/ou animes é o Filme Super Mário Bros lançado em 1993, a série clássica de games que sempre teve boa recepção , sucesso de crítica, eis que desta vez com este filme teve uma má recepção , devido a história fugir do contexto da série original dos games, o que desagradou os fãs e, logo teve fracasso nas vendas.
Outro dos primeiros filmes que decepcionaram por se tratarem de jogos conceituados ou animes, foi Street Fighter : A Batalha Final , lançado 1994, inspirado no videogame street fighter 2, do qual estrelado por Jean - Claude Van Damme como Coronel Willian F. Guile , recebeu muitas críticas negativas, ofuscando o grande sucesso do game .
A série de games Mortal Kombat ganhou adaptações no cinema, e o primeiro filme Mortal Kombat foi lançado em 1995. Os filmes da série Mortal Kombat ao meu ver até foram razóaveis, conseguiu passar toda a essência do clássico game de luta, seguindo fielmente os personagens, conseguindo explorar alguns efeitos e animações especiais interessantes, correspodentes é claro aos meados da década de 90.
Eis que não podemos esquecer dá série bastante conhecida dos games Tomb Raider, protagonizada pela bela Lara Croft. Lançado em 1996, o game quebrou tabus, rompeu barreiras, já que deu destaque ao uma na visão do conceitos de games: o mundo 3D. Tomb Raider mostrou uma história distinta das outras mulheres que apareciam nos games de antes, Lara Croft era forte, independente e aventureira, como se fosse uma versão feminina de Indiana Jones ( É perceptível que em alguns aspectos Tomb Raider se baseou em Indiana Jones), que desencadeou um caminho para um gênero de personagens e histórias em quadrinhos, nos filmes e nos games. Pode-se dizer que juntamente com Super Mario 64, os precursores jogo de ação em plataforma 3D que realmente funciona.
Contudo uma série aclamada que fez e ainda tem tanto prestígio nos games, em suas adaptações no cinema as coisas não correram muito bem, abaixo da renomada série dos games. Enquanto o primeiro filme lançado em 2001 buscava popularizar ainda mais a fama de Lara Croft, eis que o segundo Filme Tomb Raider : The Cradle of Life ( A origem da vida) lançado em 2003 pisou na bola, como se chutasse toda a qualidade que os games tinham. Pelo menos Angeline Jolie no papel de Lara Croft nessas adaptações caiu muito bem, e isso é o que salvou um pouco os Filmes. De modo geral pode -se afirmar os filmes Tom Raider não são tão decepcionantes, , mas para aqueles que conhecem a série sabem muito bem que ela merecia uma obra que aproveitasse com potencial o universo Tomb Raider.
A famosa e tradicional série de games resident evil , vem recebendo adaptações nas telonas, como Resident Evil: O Hospéde Maldito (2002), Resident Evil : Apocalipse, (2004) Resident Evil 3 : A Extinção (2007), Resident Evil : Degeneration ( computação gráfica, semelhante ao jogo, até que foi razoável , lançado em 2008) e ainda não lançado Resident Evil 4: Afterlife . A série tão conceituada dos games, com toda uma história impressionante, acabou não emplacando, não tendo boa repercussão no cinema, digno do que a série merecia, mas de qualquer forma não foi um fracasso total, mas de caráter mediano.
A renomada franquia Final Fantasy , recebeu um filme em Computação Gráfica avançada Final Fantasy: : The Spirits Within em 2001, com próposito de revolucionar o conceito de gráficos e imagens realista geradas por computador, mas o filme é infiel a série clássica de games. Por outro lado o longa metragem da série Final Fantasy, que fez sucesso, e também gerado por computação gráfica, foi Final Fantasy Advent Children, que realmente foi uma animação que cumpriu seu papel em mostrar as características da série de forma competente que fez e ainda faz tanto sucesso nos games.
Outro filme que até foi interessante baseado em games, foi o filme DOOM: A Porta do Inferno, não foi uma grande obra, podemos dizer assim, mas perto de tantos fracassos de filmes que vem saindo nesse contexto, até que se saiu bem.
A série de games Metal Gear, série esta que dispensa comentários, que revolucionou a forma de jogar videogame com características de ação, furtividade, espionagem e se tratando de assuntos polêmicos, sérios que relacionavam ficção com realidade. Há exemplo cita-se o game Metal Gear Solid 3, que explora bastante relatos históricos, no caso da Crise dos Mísseis envolvendo EUA e Cuba, e o início da Guerra Fria , que se propagou até a década de 80. Frente essa crise com Cuba, em que se estabeleceu um conflito entre Rússia e os EUA, assim metal gear surgiu.
Eis que agora lançou -se ressentemente o filme Metal Gear, que realmente em alguns aspectos segue a s características essenciais do jogo, mas totalmente inespressivo diante de um filme pouco ambioso, com cenas totalmente caseiras digamos assim, sem nenhuma direção de arte competente, que aproveite os recursos que as tecnologias atuais dos filmes tem oferecer, na verdade os efeitos gráficos e animações computadorizadas são grotescas, muito ultrapassadas para os padrões atuais. O que entende com o fiasco desse filme, é como se fosse apenas um projeto cinematográfico sem grandes pretensões, apenas para justificar um filme que a legião de fãs sempre desejou.
Mas a grande decepção entre todas ao meu ver, foi o filme dragon ball evolution, lançado no primeiro semestre de 2009. O anime dragon ball ( juntamente com as séries Z principalmente e GT) criado por Akira Toriyama é um dos maiores sucessos de animes japoneses, um anime amplamente conhecido por todos. A série dragon ball, mostra toda uma histórica incrível, que usa e abusa de lutas extraordinárias e dramáticas, envolvendo um universo rico e complexo de detalhes, que nos fascina. Na verdade é uma série que apesar ser até antiga, ainda ocupa espaço nas telonas. Quando foi divulgado que o anime ganharia uma adaptação nas telonas, as expectativas foram as mais altas, diante da complexidade de um filme baseado em um anime tão extraordinário.
A expectativa com o filme dragon ball seria algo muito mais audacioso por exemplo no que foi visto na série Matrix, no sentindo de elevar mais o nível de computação gráfica e efeitos especiais, além de uma história fantástica com ambientações sensacionais.
Logo tudo isso foi posto a perder após o fiasco que foi o filme, totalmente genérico, história rídicula e animações efeitos especiais desatrosos, ou seja, tudo infiel, diante de um anime expecional que conhecemos.
Dessa forma ficamos com o pé atrás em se tratando de adaptações baseadas em games e animes consagrados, pois são poucos que realmente trazem resultados satisfatórios, críticas positivas.
Mas ainda a Esperança......
Uma das excessões de Filmes baseados em games e animes que deram certo, tendo sucesso , foi Silent Hill, lançado pela Columbia Pictures em 2006 e dirigido por Christophe Gans, este filme chamou atenção, pelo enredo interessante que o filme nos passa. O filme de caráter terror (psicológico) fiel como game original, aborda questões relacionadas há dimensões tempo/espaço, como se existe dois mundos paralelos, uma Silent Hill real e uma Silent Hill sobre névoa, onde fenômenos horripilantes aconteciam.
Pois é , logo brevemente em 2010, vem à tona outras adaptações de filmes baseadas em jogos, como The king of fighters e Prince of Persia.
Em relação ao filme The King of Fighters, depois do erro cometido com Street Fighter, e pelo currículo de ser uma série de luta arcade consagrada nos fliperamas, há chances das coisas darem certo.
O filme baseado na série de games Prince of Persia , na verdade parece seguir a trilogia estabelecida entre 2003 a 2005 , o primeiro filme Prince of Persia: Sands of Time, ( Princípe de Pérsia: As areias do tempo ) já divulgado o trailer, pelas imagens esse sim galera parecer ser bem fiel ao game com características de ação e aventura que fez um grande sucesso em 2003. O personagem que vai encarnar o princípe está bem de acordo com o que se espera e toda ambinetação, os personagens, estão bem fiéis. A cidade da babilônia do qual se passa o filme, está incrível, ótimo trabalho de computação gráfica e efeitos, aparentando uma obra cinematográfica competente. Agora resta esperar e conferir o enredo, se realmente vai fazer jus as nossas expectativas.
Agora, realmente, uma adaptação incrível de um Filme baseado em um game seria o filme God of War. A série God of War desenvolvida pelos estúdios da Sony Computer, realmente nos impressionou, principalmente por enredo incrível, que mostrava relatos da vida de um guerreiro espartano chamado Kratos ( do grego significa poder ) que conseguiu derrotar Ares o deus da guerra e tomou seu lugar, tornando - se um deus. O game dá um banho de história antiga, que serve mais do que atividades acadêmicas de livros que se encontra nas escolas, uma enxurrada de informações sobre mitologia grega, deuses, etc.
A história é fantástica, com muitas questões envolvendo ódio, arrependimento, vingança, medo e esperança, logo deveria virar um filme. No segundo game da série, Kratos é um deus que contraria os outros deuses diante de algumas atitudes, digamos assim, mesmo Athena dando conselhos para o anti-herói Kratos, ele não a houve, o resultado é que perde todas os seus poderes de deus, e é derrotando ( morto) pelo deus dos deuses, o grande Zeus. Daí então Kratos sai do inferno e vem a tona um enredo incrível e complexo. Mas o ponto central dessa história é encontrar em uma extensa jornada as irmãs do destino ( são três) e voltar no tempo e lutar com Zeus. No desfecho da história, Kratos está prestes a matar Zeus, quando Athena salva sua vida e morre nos braços de Kratos. Assim Zeus foge e a última cena é Kratos juntamente com os Titãs indo atrás de Zeus no seu recanto. No fim do game aparece a frase: "The End Begins " - "O Fim Começa" ...
Agora resta esperar o fim dessa saga, com o game GOD oF WAR 3, em 2010, encerrando está fantástica trilogia.
Realmente com um projeto cinematogáfico de God of War seguindo a série, tendo toda uma equipe competente, com um diretor aclamado ( como Peter Jakson, Steve Spielberg, James Cameron , etc), uma ótima direção de arte, de computação gráfica, e personagens fiéis, O filme GOD OF WAR, poderia fazer muito barulho, ouso a dizer tão quanto fez a série Senhor dos Anéis, e portanto GOD OF WAR seria um sucesso de crítica, com enredo espetacular.
Mas isso por enquanto não vai acontecer, mas quem sabe futuramente este filme possa ser concebido, não custar acreditar não é mesmo?
Enfim diante toda essa visão de filmes baseado em games e animes que na maioria não emplacaram na telona, a pergunta que vem à tona é se realmente seria justificável um filme dos cavaleiros do zodiáco ?
Primeiro percebe-se que é muito pouco provável as chances da série consagrada dos cavaleiros do zodiáco, ( e logo ao meu ver a melhor de todas ) obtenha alguma adaptação cinematográfica nas telonas isso pensando a longo prazo.
E segundo pelo fato do erro cometido com dragon ball de forma tão drástica, com cavaleiros do zodiáco seria o martírio. Na verdade podemos dizer que dragon ball é uma série que explora como características do seu mundo doses de humor em momentos mais críticos, o próprio Goku luta por prazer, é seu hobby !!!, então um filme que é uma verdadeira piada em cima de anime no caso do dragon ball é mais aceitável do que no caso dos cavaleiros zodiáco, isso é inegável, pois cavaleiros do zodiaco é um anime sério, que coloca questões relacionadas a honra, respeito, determinação, amizade, que expõe toda uma dramaticidade e tensão em um universo conflituoso que é o da mitologia grega.
Portanto suponho que não seria correto lançar um filme dos cavaleiros do zodiáco, não querendo ser ceticista , mas na minha visão de fã da série é situação arriscável, podendo denegrir da imagem de um anime desse calibre. Contudo ser tudo fosse visto minuciosamente, com um projeto competente e uma equipe dedicada aliada as tecnologias de computação e efeitos especiais as coisas até que poderiam dar certo, mas digamos que isso é quase utópico no que compreende adaptações de filmes baseado em animes.
Eis ae galera minha postagem, participem, comentem, até mais !!!!!!!
Postado por Joy Joy